quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sonhando...

 [PT]
 Nesta fase a nossa missão é sonhar. E o que queremos dizer com sonhar é mais planear a construção do vídeo, e o resultado final que gostaríamos de ver. 
 Ainda não temos muitas noções acerca de como se faz um vídeo, mas visto que com as novas tecnologias tudo é possível, até podemos sonhar alto. O pior é se não estivermos à altura... Mas para isso podemos sempre contar com a ajuda da professora e também dos colegas de turma.

 Independentemente do episódio pelo qual o nosso grupo ficará responsável, a primeira fase (na construção do vídeo propriamente dita) é a de criar as cenas e os personagens. Depois gravamos a voz e/ou adicionámos sons/músicas. De seguida colocaremos um "miniquadrado" com linguagem gestual e legendas em Inglês. No final editamos o filme, para corrigir possíveis erros e adicionar efeitos especiais. Mas antes de tudo isto é fundamental escrever um guião

 Em equipa, estivemos a discutir ideias sobre como gostaríamos que o nosso vídeo ficasse. Dentro do tema "Recursos Naturais" (episódio ligado a Ciências) achamos que seria interessante falarmos especificamente de recursos naturais renováveis, por exemplo, aqueles que permitem a utilização de energias alternativas (painéis solares, energia eólica...) e como funcionam. No episódio relacionado com a disciplina de Geografia, ou seja, distribuição geográfica dos recursos naturais em Portugal, achamos pertinente que no princípio do filme apareça um mapa de Portugal, onde colocamos várias imagens que ilustrem o respetivo recurso natural, por cima do local onde este se encontra, e depois podia falar-se sobre um recurso natural específico, por exemplo, uma barragem. Visto que o projeto deve estar relacionado com uma experiência vivencial, até podíamos fazer uma visita de estudo ao local, neste caso à barragem escolhida. Já em relação ao capítulo de História, podíamos fazer como que uma reconstituição, em que os personagens são as figuras da altura (como Salazar...), em que estes falam, dando a conhecer o modo como evoluiu a gestão dos recursos naturais ao longo da história de Portugal.

 Agora é pôr mãos à obra!

[ENG]
 At this stage our mission is to dream. And what we mean by dreaming is planning the video's build, and the final result we would like to see.
 We still don't have many ideas about how to make a video, but with the new technology everything is possible, so we can dream big. The worst thing is if we are not up to it. But for that we can always count on the help of the teacher and also from  our classmates.

 Regardless of the episode by which our group will be responsible, the first phase (construction of the video) is to create scenes and characters. After that we will record the voices and/or add the sounds/music. Then we will put a "square" with sign language and English subtitles. At the end of the film we will edit it to correct possible errors and add special effects. But before all, it's underlying to write a screenplay.

 As a team, we've been discussing ideas about how we would like to see our video. Within the theme "Natural Resources" (Sciences episode) it would be interesting to talk specifically about renewable natural resources, such as those that allow the use of alternative energies (solar, wind...) and how they work. In the episode related to the geography subject, we would talk about geographical distribution of natural resources in Portugal, we find it appropriate that at the beginning of the film appears a map of Portugal, where we put several pictures showing the respective natural resource, on top of where this is found, and then could speak about a specific natural resource, e.g., a dam. As the project must be related to a living experience, we could make a study visit to the local, in this case the dam chosen. In relation to the chapter of history, we could do a reconstruction, in which the characters are the figures of the others times (as Salazar...), where they speak, acknowledging how evolved the management of natural resources throughout the history of Portugal.

 Now it's get to work!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dá-nos a tua opinião. Como? Comentando!