quinta-feira, 13 de junho de 2013

Balanço final - iTEC Ciclo 4 de Pilotagens

 Estamos no término do projeto iTEC - Ciclo 4 de Pilotagens, e cabe-nos neste momento fazer um balanço final de todo o nosso percurso nesta aventura.

 No decurso de todo o projeto sentimos variadas dificuldades, que fomos aprendendo a superar aos poucos e poucos, com a ajuda da professora e dos conselhos dos nossos colegas de turma. Neste Ciclo houve muito mais colaboração entre equipas do que no anterior, sendo esse um aspeto bastante positivo. O Facebook também ajudou muito na parte de colaborar e partilhar os nossos filmes e blogs.

 No início tivemos muitas dificuldades em escolher o tema e o tipo de vídeo que iríamos produzir, tanto que tivemos pelo menos 3 ideias diferentes. Mas temos de ver o lado positivo, sendo este o facto de termos questionado cada ideia que tivemos para o vídeo, tentando formar ideias mais concretas e fiáveis. Contudo, a filmagem exterior não foi bem planeada, pelo que o áudio não tem qualidade nenhuma (e ouve-se demasiado o ruído do vento).

 Na primeira fase deste Ciclo de Pilotagens do Projeto iTEC, optámos ficar com o mesmo blog, para além de termos eleito o líder da equipa. Fizemos também registo fotográfico no TeamUp,  e começámos a sonhar. As primeiras ideias que surgiram foram as de fazer ou um vídeo relacionado com Ciências (energias renováveis), Geografia (localização de recursos naturais em Portugal) ou História (evolução da gestão dos Recursos Naturais).
 
 De seguida explorámos, procurando vídeos que nos servissem de exemplo e dessem umas "luzes". Nesta atividade de aprendizagem também procurámos programas que pudéssemos utilizar para produzir/editar o vídeo. Decidimos que o nosso vídeo seria em desenho animado.

 Na atividade "mapear" reavaliámos as ideias prévias, e organizámos as informações recolhidas nas  no Bubbl.us e no iMindMap e começámos a dinamizar o nosso mural, colocando sugestões de ideias para o filme e tarefas a concluir. Continuámos a sonhar, pelo que surgiu a ideia da gravação exterior, abordando o tema "classicação de Recursos Naturais". Nesta altura começámos a produzir o guião no Celtx e também o storyboard. Colocámos widgets no nosso blog, tais como a barra de música no topo, QR code e uma votação sobre a opinião dos nossos leitores.

 Fazer. Foi a atividade mais complicada de todas. Fizemos uma entrevista às professoras do 1ºCiclo para saber se o conteúdo do vídeo, explícito no guião, seria fidedigno ou não (e compreensível...). Depois pusemos "mãos à obra" e contactámos a Junta de Freguesia para saber se estes poderiam colaborar com o transporte. Depois das filmagens, começámos a parte da edição, no MovieMaker. 
 
 Perguntámos a várias pessoas o que achavam do filme,apresentámo-lo à professora e à turma e todas as opiniões tinham uma coisa em comum: "a qualidade do áudio não está boa!" Ouvimos isto muita vez, sempre em plena consciência de que era (e é!) verdade. Outra das atividades realizada foi a de colocar legendas no vídeo. Para isso, contámos com a colaboração da nossa professora de Inglês.
 
 Ao refazer o vídeo tentámos editar o áudio no Audacity, embora sem sucesso. Ainda pesquisámos mais um pouco para encontrar um programa que nos permitisse remover ruídos, mas mais uma vez não obtemos sucesso.
 
 Adquirimos muitos conhecimentos ao participar neste projeto, nomeadamente no manuseamento das novas tecnologias, que foi muito enriquecedor, para além da matéria ser aprendida duma forma muito mais dinâmica e produtiva do que normalmente.

 Nós continuamos a achar que o projeto iTEC deveria expandir a sua área de abrangimento, ou seja, não deveria ficar somente pela área das Ciências. Poderia também apostar nas Línguas, por exemplo.
  A nosso ver, a nossa participação tem uma apreciação global de bom.
 
**Obrigado pela sua atenção e interesse!** 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dá-nos a tua opinião. Como? Comentando!