segunda-feira, 15 de abril de 2013

Explorar e Explorar!!

[PT]
 Como já referimos numa das últimas publicações, esta semana a nossa 'missão' é explorar. Estivemos a pesquisar ferramentas/recursos que nos possam ser úteis ao longo do projeto, e aqui ficam as que já encontrámos:

Elaboração de guiões: Celtx, Montage, MovieMagic Screenwriter, Final Draft

Edição de Imagem: Picasa, Pixlr, PhotoScape, PhotoFiltre, MAGIX FunPix Maker, Cartoonist, Manga Studio EX, Magic Photo Editor

Som: Audacity, Free Sound Recorder, EXPStudio Audio Editor, Weeny Free Audio Recorder

Filmes/Vídeos: Windows Movie Maker, VSDC Free Video Editor, AVI ReComp, Super DVD Video Editor, VideoPad Video Editor, Xtranormal Movie Maker.

Editores Gráficos: Q-Block, SketchUp, Blender, Autodesk Softimage, ArtRage, GoAnimate, Pivot Stickfigure, 3D Canvas, Easy GIF Animator, Macromedia Flash


 Pesquisámos também informação relacionada com a parte teórica do projeto, ou seja, gestão dos recursos naturais:


http://www.slideshare.net/catarina_iph/esgotamento-dos-recursos--> Consequências de uma gestão irracional dos recursos


http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/8038.html--> Recursos Naturais



[ENG]
 As mentioned in one of the last publications, this week our 'mission' is to explore. We've been researching tools/resources that may be useful in throughout the project, and here are those we have already found:

Develop scripts: Celtx, Montage, MovieMagic Screenwriter, Final Draft

Image Editing: Picasa, Pixlr, PhotoScape, PhotoFiltre, MAGIX FunPix Maker, Cartoonist, Manga Studio EX, Magic Photo Editor

Sound: Audacity, Free Sound Recorder, Audio Editor EXPStudio, Weeny Free Audio Recorder

Movies/Videos: Windows Movie Maker, VSDC Free Video Editor, AVI ReComp, Super DVD Video Editor, VideoPad Video Editor, Xtranormal Movie Maker.

Graphics Editors: Q-Block, SketchUp, Blender, Autodesk Softimage, ArtRage, GoAnimate, Pivot Stickfigure, 3D Canvas, Easy GIF Animator, Macromedia Flash

 We also researched information related to the theoretical part of the project, ie, management of natural resources:

http://www.dolceta.eu/portugal/Mod5/Gestao-sustentavel-dos-Recursos.html--> Natural Resources

http://www.slideshare.net/catarina_iph/esgotamento-dos-recursos--> Consequences of irrational management of resources

http://www.slideshare.net/loracruz/o-desenvolvimento-sustentvel-na-prtica-pnuma#btnNext--> Management of natural resources

http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/8038.html-->  Natural Resources

Vídeos exemplares

[PT]
 Estivemos à procura de inspiração, e os seguintes vídeos são os que mais nos ajudaram. Se puder, dê uma espreitadela!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NDZzAIcCQLQ
Energia Solar (como pode ser aproveitada através de painéis solares).
A nosso ver, está muito bem explicado e os desenhos estão apelativos, especialmente o personagem principal.

Energias alternativas.
Tal como o video anterior, está muito bem explicado e os desenhos são apelativos.

2019 - será o FIM??
Vídeo muito realista, em que são utilizados gráficos/imagens muito complexos. Apresenta efeitos especiais.

Como surgiu a eletricidade e novos métodos de a produzir.
Embora esteja em Inglês, está com uma linguagem acessível. Desenhos muito engraçados e apelativos. Achámos piada aos Reis/figuras mais importantes de outras épocas.

História do LEGO.
Gráficos/imagens muito complexos. Boa edição de vídeo.

http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=5JNzAmWG2Fs

O futuro do trabalho.
Mostra como fazer um bom vídeo utilizando somente imagens, palavras e música.

http://www.youtube.com/watch?v=E1_nS2MAE6g
Gangnam Style (estilo BD).
Muito criativo. Sequência de desenhos que seguidos parecem um vídeo. É preciso ter muito talento!

http://www.youtube.com/watch?v=swToG0NfH-M
O poder das palavras.
Uma simples troca de palavras mudou as reações das pessoas.

http://www.youtube.com/watch?v=WaFrGxmHV0A
Dois meninos encontram um par de sapatos e resolvem colocar lá dentro dinheiro. E ficam surpreendidos com o resultado!
É um vídeo que consegue explicar bem a mensagem principal, de uma forma original.

 Também encontrámos um livro chamado Enciclopédia da Ciência (da Editorial Estampa), que nas páginas 238 e 239 fala sobre energias alternativas. 

 E aqui ficam duas ideias que tentámos desenhar:


 O mapa poderá ser utilizado no capítulo de Geografia. Os recursos naturais estão representados por desenhos, mas não se encontram lugar correto.
 O personagem que tentámos desenhar é uma ideia de um "narrador" do capítulo de História.


[ENG]
 We were looking for inspiration, and the following videos are the ones that helped us. If you can, take a peek!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NDZzAIcCQLQ
Solar energy (how it can be harnessed through solar panels).
In our view, is very well explained and the designs are appealing, especially the main character.

http://www.youtube.com/watch?v=20Vb6hlLQSg
Alternative energy.
Like the previous video, is very well explained and the designs are appealing.

http://www.youtube.com/watch?v=XQ4Ayo7x7X0
2019 - will be the END?
Video very realistic, in which are used very complex graphics/images. It features special effects.

http://www.youtube.com/watch?v=WbNjrKtR0BY
How did the electricity appear and new methods of producing it.
Although in English, it is in an accessible language. Drawings are very funny and appealing. We thought the Kings/most important figures of other times are funny.

http://www.youtube.com/watch?v=NdDU_BBJW9Y
History of LEGO.
Very complex graphics/images. Good video editing.

http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=5JNzAmWG2Fs
The future of work.
Shows how to make a good video using only pictures, words and music.

http://www.youtube.com/watch?v=E1_nS2MAE6g
Gangnam Style (BD Style).
Very creative. Sequence of followed draws that look like a video. It takes a lot of talent!

http://www.youtube.com/watch?v=swToG0NfH-M
The power of words.
A simple exchange of words changed people's reactions.

http://www.youtube.com/watch?v=WaFrGxmHV0A
Two boys find a pair of shoes and decide to put money inside. And they are surprised with the outcome!
It is a video that can explain well the main message, in an original way.

 We also found a book called "Encyclopedia of Science" (Editorial Estampa), which on pages 238 and 239 talks about alternative energy.
  And here are two ideas that we tried to draw:


 The map can be used in the chapter of Geography. Natural resources are represented by drawings, but they are not in the correct place.
  The characte we tried to draw is an idea for a "narrator" of the history chapter.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Um dia em cheio!

[PT] 
 Ontem demos início a uma nova fase: "explorar". Andamos à procura de inspiração, através de exemplos de produtos finais. Já encontrámos muitos vídeos, quase todos ligados ao ambiente, e que nos têm dado umas 'luzinhas'. Também já começámos a procurar programas que nos permitam elaborar guiões, gravar a voz, editar imagem e criar o vídeo.

 A nossa professora de história falou-nos sobre como tem evoluído a gestão dos recursos naturais ao longo da história de Portugal, e nós anotámos os aspetos mais relevantes.  



[ENG] 
 Yesterday we started a new stage:"explore". We're looking for inspiration through examples of final products. We have already found many videos, almost of all linked to the environment, which have given us 'little lights'. We have also started to look for programs that allow us to elaborate scripts, record voice, edit images and create videos.

 Our history teacher told us about how it has evolved the management of natural resources throughout the history of Portugal, and we note the most relevant aspects.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sonhando...

 [PT]
 Nesta fase a nossa missão é sonhar. E o que queremos dizer com sonhar é mais planear a construção do vídeo, e o resultado final que gostaríamos de ver. 
 Ainda não temos muitas noções acerca de como se faz um vídeo, mas visto que com as novas tecnologias tudo é possível, até podemos sonhar alto. O pior é se não estivermos à altura... Mas para isso podemos sempre contar com a ajuda da professora e também dos colegas de turma.

 Independentemente do episódio pelo qual o nosso grupo ficará responsável, a primeira fase (na construção do vídeo propriamente dita) é a de criar as cenas e os personagens. Depois gravamos a voz e/ou adicionámos sons/músicas. De seguida colocaremos um "miniquadrado" com linguagem gestual e legendas em Inglês. No final editamos o filme, para corrigir possíveis erros e adicionar efeitos especiais. Mas antes de tudo isto é fundamental escrever um guião

 Em equipa, estivemos a discutir ideias sobre como gostaríamos que o nosso vídeo ficasse. Dentro do tema "Recursos Naturais" (episódio ligado a Ciências) achamos que seria interessante falarmos especificamente de recursos naturais renováveis, por exemplo, aqueles que permitem a utilização de energias alternativas (painéis solares, energia eólica...) e como funcionam. No episódio relacionado com a disciplina de Geografia, ou seja, distribuição geográfica dos recursos naturais em Portugal, achamos pertinente que no princípio do filme apareça um mapa de Portugal, onde colocamos várias imagens que ilustrem o respetivo recurso natural, por cima do local onde este se encontra, e depois podia falar-se sobre um recurso natural específico, por exemplo, uma barragem. Visto que o projeto deve estar relacionado com uma experiência vivencial, até podíamos fazer uma visita de estudo ao local, neste caso à barragem escolhida. Já em relação ao capítulo de História, podíamos fazer como que uma reconstituição, em que os personagens são as figuras da altura (como Salazar...), em que estes falam, dando a conhecer o modo como evoluiu a gestão dos recursos naturais ao longo da história de Portugal.

 Agora é pôr mãos à obra!

[ENG]
 At this stage our mission is to dream. And what we mean by dreaming is planning the video's build, and the final result we would like to see.
 We still don't have many ideas about how to make a video, but with the new technology everything is possible, so we can dream big. The worst thing is if we are not up to it. But for that we can always count on the help of the teacher and also from  our classmates.

 Regardless of the episode by which our group will be responsible, the first phase (construction of the video) is to create scenes and characters. After that we will record the voices and/or add the sounds/music. Then we will put a "square" with sign language and English subtitles. At the end of the film we will edit it to correct possible errors and add special effects. But before all, it's underlying to write a screenplay.

 As a team, we've been discussing ideas about how we would like to see our video. Within the theme "Natural Resources" (Sciences episode) it would be interesting to talk specifically about renewable natural resources, such as those that allow the use of alternative energies (solar, wind...) and how they work. In the episode related to the geography subject, we would talk about geographical distribution of natural resources in Portugal, we find it appropriate that at the beginning of the film appears a map of Portugal, where we put several pictures showing the respective natural resource, on top of where this is found, and then could speak about a specific natural resource, e.g., a dam. As the project must be related to a living experience, we could make a study visit to the local, in this case the dam chosen. In relation to the chapter of history, we could do a reconstruction, in which the characters are the figures of the others times (as Salazar...), where they speak, acknowledging how evolved the management of natural resources throughout the history of Portugal.

 Now it's get to work!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Refletindo...

[PT] 

Hoje começámos a nossa aventura no Ciclo 4 de Pilotagens do Projeto iTEC. Tirámos as fotos no TeamUp, distribuímos tarefas na equipa, elegemos o líder do grupo, atualizámos este blog... Na aula de Ciências a professora interiorizou-nos neste novo Ciclo de Pilotagens, mostrando-nos o modo como o projeto vai ser desenvolvido, as várias fases, ferramentas que vamos utilizar, objetivos... no fim dessa apresentação "negociámos" com a professora os critérios de avaliação, aprovados por unanimidade. Também já começámos a explorar um pouco o conteúdo do projeto, através de um site que a professora nos indicou, onde explorámos o conceito de "recurso natural".

 Ainda não começámos a sentir grandes dificuldades, mas o que é certo é que ainda não conseguimos gravar a nossa primeira reflexão no TeamUp, devido a problemas técnicos (ligados ao arranque do computador).

 No próximo dia 11 de abril, teremos a colaboração da nossa professora de História, que nos irá fornecer dados sobre como têm sido geridos os recursos naturais em Portugal ao longo dos tempos, e no dia 16 a nossa professora de Geografia irá apresentar-nos informações sobre a distribuição dos recursos naturais a nível nacional e mundial.

 É provável que para a semana possamos começar a sentir mais dificuldades, mas vamos tentar    ultrapassá-las trabalhando em equipa, com empenho e disponibilidade para aprender mais!

[English]

 Today we started our adventure in the 4th cycle of  Project iTEC. We took the photos in TeamUp, distributed tasks in the team, elected the leader of the group, updated this blog... In the Sciences lesson the teacher internalized us in this new cycle of  pilotages, showing us how the project will be developed, the various phases, tools we'll use, goals... at the end of this presentation we "negotiated" with the teacher the evaluation criterions, approved by unanimously. Also, we have started to explore a little of the project content through a website that the teacher showed us, where we explored the concept of "natural resource".

 We have not begun to experience great difficulties, but what is certain is that we still can not record our first reflection on TeamUp, because of technical problems (related to computer startup).

 On the 11th of April, we will have the cooperation of our History teacher, who will provide  us information on how natural resources have been managed  in Portugal over time, and on the 16th of April, our geography teacher will provide us information of the distribution of natural resources at National and Global level.

 It is probably that next week we can start feeling more difficulties, but we will try to overcome them by working together with commitment and willingness to learn more!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

iTEC - Ciclo 4 de Pilotagens


 Olá a todos e bem vindos!

[PT]
 No 1º Período deste ano escolar a nossa turma (8ºA) participou no Ciclo 3 de Pilotagem do projeto iTEC (no qual tivemos bastante sucesso!), no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, e neste 3º Período aceitámos ser novamente a turma escolhida para desenvolver o Ciclo 4 de Pilotagens do projeto iTEC.

 Tal como no Ciclo 3 de pilotagens, a nossa turma dividiu-se em 3 equipas, e, como se pode ver na imagem abaixo, a nossa é a 3ª equipa (verde). Fazem parte desta equipa a Mónica Martins (líder), a Andreia Guerreiro, a Joana Paulino, a Vanessa Bradter e  o Dinis Martins.

[ENG]
 In the 1st Period of this school year, our class (8ºA) participated in Cycle 3 of the iTEC Project (which had very success) within the discipline of Natural Sciences, and in this 3rd Period we accepted again be the class chosen to develop Cycle 4 of the iTEC project.

 As in Cycle 3, our class split into three teams, and as shown in the picture below, our team is the 3rd (green). Are included in this team Monica Martins (leader), Andreia Guerreiro, Joana Paulino, Vanessa Bradter and Dinis Martins.

A nossa turma no TeamUp (e respetivas equipas).
Our class in TeamUp (and the teams).

 Quanto à distribuição de tarefas, decidimos que a Mónica fica responsável pela redação de todos os textos, a Andreia e a Joana P  traduzem-nos para Inglês... Todos publicam as mensagens neste blog, e também todos gravam as reflexões no TeamUp. Para haver uma maior organização da equipa, decidimos preliminar uma sequência: Mónica, Vanessa, Joana P, Dinis e por fim Andreia.

 Neste Ciclo 4 de Pilotagens do iTEC pretende-se a construção de  «uma pequena história em vídeo aliciante que relacione um fenómeno científico com uma experiência pessoal e que não ultrapasse 5 minutos.» Esta história deverá estar dirigida a um determinado público, (que em princípio terá idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos), e ser contada «de um modo motivador, fatualmente correto, mas compreensível».

 O tema sugerido pela nossa professora de Ciências é "Recursos Naturais". Cada equipa ficará responsável por um capítulo, sendo que estes ainda não foram distribuídos: 

- o 1º episódio será relativo "Recursos naturais - utilização e consequências" (tipos de recursos, como são utilizados,  importância...). Este capítulo está mais relacionado com a disciplina de Ciências;
- o 2º episódio fará uma descrição da distribuição geográfica dos recursos naturais em Portugal, em articulação com disciplina de Geografia;
- o 3º episódio será numa perspetiva histórica, ou seja, como evoluiu a gestão dos recursos naturais ao longo da história de Portugal, em articulação com a professora de História.

 Para além do TeamUp e do Blogger iremos utilizar outras ferramentas como o Youtube, o Audacity, o MovieMaker, o Facebook (grupo iTEC), a Dropbox (já utilizada no Ciclo 3 de Pilotagens), o Freemind, o Pooplet... Desta vez iremos também partilhar ideias a partir de Post-its (espécies de lembretes). 

 Estamos deveras entusiasmados com este novo Ciclo de Pilotagens, e esperamos que seja tão produtivo como o Ciclo anterior!


[ENG]
 Regarding the distribution of tasks, we decided that Monica is responsible for writing all the texts, Andreia and Joana P translate them to English... Every member of the team posts the tesxts in this blog, and also record the reflections in the TeamUp. To have better organization,  we decided to draft a sequence: Monica, Vanessa, Joanna P, Dinis and finally Andreia.

 The Cycle intends to build «a short story on an attractive video that relates a scientific phenomenon with a personal experience and not more than 5 minutes.» This story should be directed to a certain audience (which in principle will be aged between 11 and 15 years), and be told «in a motivating way, factually correct, but understandable

 The theme suggested by our science teacher is "Natural Resources". Each team will be responsible for a chapter, and these have not yet been distributed:

 - The 1st episode is about "Natural resources - use and consequences" (types of resources, how they are used, importance ...). This chapter is more related to the Sciences discipline;
- The 2nd episode will be a description of the geographical distribution of natural resources in Portugal, with liaison with the  Geography discipline;

- The 3rd episode will be in a historical perspective, how has the management of natural resources throughout in the history of Portugal, in conjunction with the History teacher.

 Beyond the TeamUp and Blogger, we will use other tools as YouTube, Audacity, MovieMaker, Facebook (group iTEC), Dropbox (already used in Cycle 3 of pilotages), Freemind, Pooplet... This time we will also share ideas from Post-its (reminders).

 We are truly excited about this new Cycle, and wen hope it will be as productive as the previous cycle!